It is currently terça jun 27, 2017 1:07 am

Welcome
Welcome to predio50

You are currently viewing our boards as a guest, which gives you limited access to view most discussions and access our other features. By joining our free community, you will have access to post topics, communicate privately with other members (PM), respond to polls, upload content, and access many other special features. In addition, registered members also see less advertisements. Registration is fast, simple, and absolutely free, so please, join our community today!

Página 1 de 1 [ 1 Mensagem ] 
Author Message
 Post subject: 2012/03/30 Reavaliação do imóvel para fins de IMI
MensagemPosted: segunda mar 06, 2017 10:06 am 
Site Admin

2012/03/30 Reavaliação do imóvel para fins de IMI
Como alguns condóminos estão a receber notificações da reavaliação do imóvel para fins de IMI com data da inscrição na matriz 1989 e idade do prédio 19 anos, fui às Finanças de Carcavelos informar-me 2012/03/30.

Os imóveis que em 1 de dezembro de 2011 ainda não tenham sido avaliados pelas regras do IMI irão ser abrangidos pela avaliação geral de prédios urbanos.
O valor patrimonial tributário (VPT) dos imóveis urbanos é calculado por uma fórmula, em que um dos factores é a antiguidade.

A antiguidade entra como Cv = coeficiente de vetustez, que varia entre 0,40 e 1, em função do número de anos decorridos desde a data de emissão da licença de habitação ou da conclusão das obras de edificação etc..
Está publicada a tabela anos - Cv, p.ex.:

16 a 20 ... 0,85 (se a idade for 19 anos, Cv = 0,85)
21 a 30 ... 0,80
31 a 40 ... 0,75 (se a idade for 38 anos, Cv = 0,75)

Como se vê a idade faz bastante diferença, por exemplo um VPT de 60.000 para 19 anos, cai para 53.000 se corrigido para 38 anos.

Disseram-me que o ano de 1989 aparece me muitos prédios, porque nessa data foi feita a reforma que acabou com a Contribuição Autárquica e começou o VPT e IMI, toda a gente foi a correr às Finanças declarar os imóveis, e muitos deles ficaram com aquela data, à falta de melhores elementos.

Mostrei a Certidão do Registo Predial (está no tópico da documentação) que na cota F-1 diz que a constituição da propriedade horizontal foi em 230174, e deve ser esta a data correcta da inscrição na matriz.

No meu caso a avaliação para IMT/IMI já foi feita ao abrigo das novas regras (em 2008) e eu indiquei na altura como idade do prédio 35 anos (agora serão 38, creio, ou 39?).

A funcionária disse que quem receber o IMI com idade errada, deve ir lá (até 30 dias sobre o aviso, está a chegar ao fim do prazo) com documentos, para eles poderem corrigir.

Notar que quando a idade passar para 41 anos, entra-se num novo patamar da tabela.
Se a sua casa foi avaliada entre 2006 e 2008, o valor era de 615 Euros/m2. Agora está em 603 Euros/m2. O pedido de actualização é gratuito (ao contrário da reclamação, em que os 204 Euros só são devolvidos se tiver razão).
Também o valor/m2

Página 1 de 1 [ 1 Mensagem ]